sábado, 8 de agosto de 2009

Lei AntiFumo:


Entrou em vigor na última sexta-feira (07/08) a lei que proíbe o fumo em locais fechados de uso coletivo em todo o estado de São Paulo. Apesar de polêmica a medida é aprovada por cerca 78 % dos paulistanos.
Com a nova lei as áreas destinadas a fumantes, os famosos fumódromos tão comuns em empresas, faculdades e afins é extinto. A restrição se estende também para bares e restaurantes e áreas comuns de condomínios de todo o estado. O fumo será permitido apenas em locais abertos, presídios e tabacarias, desde que o local não venda nada além de seus produtos usuais, ou seja, bebidas e petiscos não poderão ser comercializados.


Estabelecimentos que permitirem que seus freqüentadores firam a medida de ambiente 100% livre de tabaco e flagrados pela fiscalização da prefeitura receberão multa, em caso de reincidência o valor pago dobra. Na terceira autuação o estabelecimento será interditado por 48 horas e, caso seja flagrado uma quarta vez, a interdição será de um mês.

Segundo pesquisa do Centro Estadual de Referência e Treinamento do Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod) que aplicou o aparelho monoxímetro (espécie de bafômetro do cigarro) em garçons e clientes de bares e restaurantes, após 4 horas de exposição ao fumo passivo eles ingeriram toxinas equivalentes a uma pessoa que fuma quatro cigarros por dia.

A iniciativa tomada pelo governo do estado de São Paulo foi um passo importante para o respeito à saúde da população, especialmente a não fumante, que antes da medida era bombardeada sem escolha aparente aos riscos do cigarro, que concentra cerca de 4.700 substancias tóxicas.

Para mais informações acesse o site:http://www.leiantifumo.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário